sábado, 24 de setembro de 2011

- Cópia :( -

Hoje decidi ir até Mação (que fica a cerca de 40 km de onde moro) visitar a 3ª feira de artesanato ali realizada. Surpreendentemente, encontrei numa das bancas, cópias das minhas bolsas "casinhas", eu digo cópias porque a pessoa que as fez não se preocupou sequer em mudar cores dos tecidos ou botões, nem a disposição dos mesmos, até a fita grega estava no mesmo sítio! A única coisa que essa pessoa não tinha era os tecidos americanos e japoneses que usei nas minhas bolsas... como por exemplo, o tecido dos patinhos ou o da "Alice no País das Maravilhas, que coloquei nas janelas das bolsas.

É pena que as pessoas façam cópias do trabalho de outras pessoas, ainda mais quando a marca é registada, como é o meu caso (A Casa do Guaxinim®) e ter marca registada significa:
"Permitir impedir que alguém utilize, sem consentimento, uma marca, uma patente ou um desenho ou modelo (ou outras modalidades), habilitando o titular a accionar todos os mecanismos legais para fazer cessar ou punir qualquer conduta usurpadora."

Inspirarmo-nos todos nós podemos mas copiar não, é feio, é desleal e só revela falta falta de inteligência e criatividade!

Falta apenas dizer que essas cópias além de serem de qualidade muito inferior às minhas bolsas, também o preço dessas eram o dobro do preço das minhas.

Todos os meus produtos são feitos por mim, desenhados e elaborados, e todos possuem uma etiqueta com o logótipo e com o texto: A Casa do Guaxinim® ou apenas com o logótipo.

4 comentários:

  1. Oi tudo bem? Sabe que eu curto seu trabalho, mas não poderia, por acaso, a pessoa ter se inspirado neste pap antigo aqui? http://thelongthread.com/?p=4623 Acho um tanto complicado de ficar acusando as pessoas de cópia já que duas pessoas podem ter tido a mesma idéia.
    Abç!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariane,
    Eu digo cópia porque nessa bolsa a árvore estava no mesmo sítio com tecido da mesma cor e com botões da mesma cor, a porta estava no centro tal como a minha e com o botão exactamente no mesmo sítio e a janela estava no mesmo sítio com um quadradinho mais pequeno no centro com um outro passarinho, tal como a minha, tinha também fita grega a separar o telhado do resto da casa, tal como a minha... acho difícil duas pessoas terem essas ideias todas iguais... casinhas existem muitas e como eu disse, inspirarmo-nos todos podemos mas fazer cópia não.
    Mariane, numa dessas bolsas até o quadradinho de tecido com o vaso de flores do lado direito da porta lá estava, exactamente como na minha bolsa. Não acha muita coincidência?
    Eu devia ter tirado uma foto dessas bolsas para mostrar agora... eu poderia ter falado logo com essa pessoa mas eu não gosto de confrontos e sei que quem copiou irá acabar por ler isto...

    ResponderExcluir
  3. Olá, de jeito nenhum quero causar confusão, minha cunhada veio do interior falando exatamente isso hoje, que lá todo mundo se copia...sinto muito, mas fique tranquila pois teus trabalhos são de muito bom gosto e realmente usa tecidos que nós nem sonhamos em ter.
    Abç!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela compreensão Mariane, eu não gosto de acusar ninguém, nem de confrontos, foi só um desabafo da minha parte... porque foi um pouco chato encontrar uma cópia... mas é mesmo assim, quem divulga está sujeito a essas situações!
    Beijinhos e sucesso! *

    ResponderExcluir